Dicas

Home » Dicas

TREINAMENTO

Vamos tentar mostrar a vocês, a importância do treinamento, pois este é um dos maiores motivos de um romeiro não conseguir completar a romaria.

E para começar, eu pergunto a vocês: Alguém ainda não começou a treinar?

Alguém começou a treinar alguns dias atrás?

Para aqueles que ainda não começaram a treinar e para aqueles que começaram a treinar a pouco tempo, não brinquem, porque depois fará falta, principalmente a partir do terceiro dia de romaria.

Quem está treinando em média 30 km. por semana?

O que vocês não podem fazer, é treinar 20, 30 ou 40 km. num dia e depois passar a semana inteira sem treinar um dia sequer. Porque o importante é dar continuidade nos treinamentos, mesmo que seja 5 km por dia, durante a semana, para depois voltar a fazer um treino mais puxado no final de semana.

Sempre é tempo para começar, basta vocês se conscientizarem de quanto é importante estar bem preparado fisicamente, pois a caminhada que vocês farão naquela semana, não é nada fácil, e digo isto por experiência própria, pois, por mais que vocês estejam preparados, mesmo assim irão sofrer, pois, o desgaste é muito grande.

Vejam bem, quando vocês fazem um treino, mesmo que ele tenha sido muito puxado, de 4 ou 5 horas por exemplo, quando chegam em casa, vocês tomam aquele banho bem quente, sentam-se a mesa, comem aquela comida com aquele tempero que vocês estão acostumados, a noite vão dormir numa cama bem macia, e o principal, estão juntos da sua família, aquelas pessoas que vocês tanto amam. Não é verdade ?

Pois bem, naquela semana de romaria, vocês não andarão somente 4 ou 5 horas por dia, mas sim o dia todo, pois levantamos todos os dias às 3:30 horas da madrugada e só chegaremos ao local do pouso lá pelas 21:00 horas. E durante o dia, quando estamos andando no acostamento, além do asfalto quente, temos toda aquela tensão e preocupação com os caminhões e outros veículos que passam bem pertinho da gente. E quando estamos andando na terra, enfrentaremos pedras, buracos, barro, e muita subida e descida. E quando vamos dormir, dormiremos no chão duro, sem o menor conforto. Tudo isto sem falar de que em alguns lugares, iremos dormir sem tomar banho.

Agora, imaginem fazer tudo isto, durante 8 dias seguidos. As nossas energias vão minando aos poucos e nosso bom humor vai desaparecendo. Agora imaginem tudo isto, sem estar bem preparado fisicamente. Por isso, batemos nessa tecla, de quanto é importante um bom treinamento, pois estando bem treinado, já iremos sofrer bastante, sem estarmos treinados, o sofrimento será muito maior.

Por isso meus irmãos, não percam tempo, aproveitem todo o tempo possível para treinar, pois quanto mais treinarem, menos irão sofrer nesta romaria.

Tem romeiro que gosta de treinar sozinho, outros gostam de treinar com mais um ou dois no máximo, e tem aqueles que gostam de treinar com um grupo bem grande.

Façam aquilo que vocês acharem melhor, mão não deixem de treinar, porque a coisa não é brincadeira.

Para aqueles que gostam de treinar em grupo, vejam qual o melhor dia e horário para você, pois cada um tem um horário disponível, então junte o útil com o agradável, mas o mais importante é não deixar de treinar.

Desejo a todos uma ótima caminhada e, que Nossa Senhora Aparecida ilumine o caminho de vocês, para que possamos chegar todos juntos na casa da nossa Mãe e lá comemorarmos esta nossa caminhada.

OUTRAS DICAS

Como você terá que arrumar um padrinho, aproveite para fazer todas as perguntas e tire suas dúvidas com ele.

Procure comprar um tênis um número maior que o de costume, pois durante a caminhada o pé costuma inchar. Treine pelo menos uns três meses com este tênis para que durante a caminhada ele esteja bem confortável em seus pés.

Não esqueça de levar os remédios que vc toma diariamente, mas não leve aqueles que você acha que irá precisar, pois carregará um peso desnecessário.

Uma semana antes de sair a romaria, temos a “Formação de Bandeiras Brancas”. Nela são passadas todas as informações necessárias. Aproveite bem este dia para tirar todas as suas dúvidas.